Pavimentos Rodoviários

Pavimentação flexível

É feita com bases granulares e revestimento asfáltico – o asfalto, como se sabe, exige menores investimentos para execução e é alternativa em grande parte das situações. Quando bem projetada e executada, a pavimentação flexível suporta adequadamente os esforços de uma via pública, entretanto precisa de frequentes intervenções para reparos. Entre as principais vantagens está sua maior facilidade de manutenção, ou seja, a restauração é feita somente no local afetado. Se for especificada corretamente, sua vida útil varia entre cinco e dez anos. Quando sua remoção é inevitável, o revestimento asfáltico é passível de reciclagem total ou parcial.

Pavimentação semirrígida

Executado com base cimentícia e revestimento flexível, este tipo de pavimento apresenta um nível de deformação intermédio, superior ao do flexível e inferior ao do rígido. Está presente em vias onde circulam veículos pesados. Sujeito a deformações, o seu aproveitamento não é indicado para locais em que existem cargas estáticas, como estações de autocarros. O pavimento semirrígido apresenta maior facilidade de manutenção e de implantação quando comparado com o rígido, por isso é uma opção interessante para obras que visam menores custos de execução. Assim como o flexível, também pode passar pelo processo de reciclagem.

Pavimentação rígida

Construído com placas de betão, o pavimento rígido é aquele que apresenta as menores exigências de manutenção. Não deforma e, entre todos, é o que menos se degrada com o uso. Tem alta resistência à acção de combustíveis e óleos libertados pelos veículos. A solução é ideal para locais com grandes cargas estáticas. Na construção de corredores de autocarros, os pavimentos rígido e semirrígido podem ser combinados, sendo que o primeiro é ideal para os pontos de paragem e o outro é indicado para os trechos em que o veículo permanece em movimento. Apresenta os maiores custos de execução e, em caso de problemas, toda a placa de betão deve ser substituída. O material retirado não pode ser reciclado, já que o betão está misturado com resíduos, devendo ser descartado de maneira adequada.

Pavimento intertravado

Constituídos por pequenos blocos de betão, os pavimentos intertravados – também conhecidos como pavers,são de uso comum em estacionamentos, calçadas e áreas exteriores de edifícios. Assentados diretamente sobre o solo, apresentam como vantagem principal a permeabilidade, pois os espaços entre as peças permitem a passagem da água da chuva, evitando inundações.
As peças podem ser temporariamente retiradas para a execução de serviços nas instalações enterradas. Tem vida útil mínima de 20 anos. Os pavers são produzidos em várias cores.

Pavimento de cimento queimado

O pavimento de cimento queimado tem sido uma das opções mais solicitadas em indústrias e até mesmo residências.

Ao contrário do que pensam muitas pessoas, o pavimento de cimento queimado não desempenha nenhum tipo de tarefa que utilize algum tipo de combustão.

O nome desse tipo de superfície, principalmente a parte do queimado, não tem a ver com o processo que ocorre de facto.

Este pavimento consegue aliar a aparência rústica provocada pelo cimento, com uma aparência elegante, nivelada e alisada.

Vantagens proporcionadas pelo piso de concreto queimado

  • O pavimento de cimento queimado pode ser utilizado em praticamente todas as superfícies, é altamente resistente e antiderrapante.
  • Lida bem com a água e elementos químicos, porém, quando molhado ele pode tornar-se escorregadio pela sua superfície lisa.
  • Extremamente higienico.
  • Quando bem aplicado esse tipo de piso é feito para ter altíssima durabilidade.
  • Alta resistência à abrasão
  • Monolítico, ou seja, não possui juntas.

 

Revestimentos com acabamento superficial autonivelante de base cimentícia

Os revestimentos autonivelantes de base cimentícia consistem em misturas ou argamassas hidráulicas de base cimentícia, conferindo a este revestimento caraterísticas especiais do ponto de vista da resistência mecânica, de consistência e de retração.

Esta solução é autonivelante, não necessitando dos processos habituais de espalhamento e de compactação. Este tipo de revestimentos podem ser aplicados em diferentes ambientes, sendo que podem fazer parte de obras de reabilitação ou renovação de pavimentos, pavimentos comerciais ou pavimentos industriais.

A aplicação de camada autonivelante de base cimentícia é realizada diretamente sobre a camada de betão.

Características

  • Execução rápida e tempo de secagem reduzido.
  • Boa aderência e baixa retração.
  • Elevada resistência mecânica.
  • Alta resistência à humidade.

A aplicação de camada autonivelante de base cimentícia é realizada diretamente sobre a camada de betão.

 

Sistemas de base cimentícia; argamassas autonivelantes de base cimenticia

As argamassas autonivelantes de base cimentícia consistem em misturas pré-doseadas, sendo constituídas por cimento, ligantes hidráulicos, agregados de granulometria selecionada e aditivos específicos. Podem também ser adicionadas resinas e fibras sintéticas.

Características

  • Resistência à compressão;
  • Resistência à flexão;
  • Resistência à abrasão;
  • Dureza superficial.
  • Tempo de secagem reduzido
  • Possibilidade de aplicar camada com mais espessura

Na escolha da solução adequada a aplicar em cada caso específico, os fatores a ter em consideração são as solicitações a que o pavimento vai ser sujeito no futuro bem como a sua utilização, o tipo de revestimento que se pretende aplicar e os prazos previamente acordados para o termo dos trabalhos.

As argamassas de alta resistência também se encontram neste grupo das argamassas autonivelantes. Dependendo das caraterísticas de cada solução, estas podem ser aplicadas em diversas situações:  Regularização de suportes cimentícios;

Regularização de antigos pavimentos cerâmicos ou em pedra natural;

Regularização de soalhos ou outros suportes em madeira;

Quando corretamente tratadas com a aplicação de resinas, podem ser utilizadas como camada de desgaste superficial em locais como centros comerciais, parques de estacionamento ou supermercados.

 

 

Revestimentos com acabamento superficial à base de resinas de poliuretano

A utilização de sistemas à base de resinas de poliuretano no revestimento de pavimentos térreos industriais tem vindo a aumentar significativamente, uma vez que os resultados obtidos pela aplicação deste tipo de acabamento superficial em pavimentos industriais permitem o cumprimento de diversas exigências funcionais e apresenta elevada durabilidade.

Existem vários tipos de sistemas realizados em poliuretano, como sistemas autonivelantes, sistemas de pintura, sistemas de selagem ou sistemas de impermeabilização.

 

Características

  • Impermeabilidade aos líquidos.
  • Elevada estabilidade dimensional.
  • Grande flexibilidade.
  • Boa resistência mecânica e ao desgaste.
  • Alta resistência à radiação UV.
  • Boa resistência química e física.

 

Forma de aplicação:
Um revestimento à base de resinas poliuretano não pode ser aplicado diretamente sobre a camada de betão, há que considerar a aplicação prévia de uma camada intermédia autonivelante sobre a laje de betão, sendo essa camada normalmente de base cimentícia.
A aplicação da camada intermédia autonivelante de base cimentícia tem como objetivos o aumento da aderência do revestimento ao pavimento e a regularização da superfície.

 

Sistemas cimentícios à base de polímeros modificados

Os pavimentos cimentícios à base de polímeros modificados consistem numa mistura de cimento, agregados, água e polímeros, mistura esta que vai ser colocada e totalmente unida a um substrato de betão, representando assim a superfície do pavimento.

As proporções da mistura, a granulometria dos agregados e a espessura da camada superficial são parâmetros variáveis que dependem do facto das condições de utilização, a que o espaço vai ser sujeito no futuro, serem mais ou menos severas, no caso de situações comerciais e industriais.

Estes sistemas são baseados em vários tipos de polímeros, que podem ser apresentados nas seguintes formas:

  • Materiais constituídos por apenas um componente, compreendendo cimento pré-misturado, agregados e polímeros pulverizados, sendo que requer a adição de água no local.
  • Materiais constituídos por dois componentes, compreendendo cimento pré-misturado, agregados e aditivos. Requer a adição de polímeros líquidos e, por vezes, de água já no local.
  • Mistura de cimento, agregados, polímeros no estado líquido e água, tudo misturado e realizado no local.

Os polímeros pulverizados referidos no ponto 1 compreendem normalmente acetato de vinil/etileno. Os polímeros utilizados na forma líquida como é referido nos pontos 2 e 3 são geralmente baseados em acrílicos ou acrílicos de estireno.

Revestimento à base de Resinas de Poliuretano

Revestimentos com acabamento superficial à base de resinas de poliuretano

A utilização de sistemas à base de resinas de poliuretano no revestimento de pavimentos térreos industriais tem vindo a aumentar significativamente, uma vez que os resultados obtidos pela aplicação deste tipo de acabamento superficial em pavimentos industriais permitem o cumprimento de diversas exigências funcionais e apresenta elevada durabilidade. Existem vários tipos de sistemas realizados em poliuretano, como sistemas autonivelantes, sistemas de pintura, sistemas de selagem ou sistemas de impermeabilização.

Características

  • Impermeabilidade aos líquidos.
  • Elevada estabilidade dimensional.
  • Grande flexibilidade.
  • Boa resistência mecânica e ao desgaste.
  • Alta resistência à radiação UV.
  • Boa resistência química e física.

Forma de aplicação: Um revestimento à base de resinas poliuretano não pode ser aplicado diretamente sobre a camada de betão, há que considerar a aplicação prévia de uma camada intermédia autonivelante sobre a laje de betão, sendo essa camada normalmente de base cimentícia. A aplicação da camada intermédia autonivelante de base cimentícia tem como objetivos o aumento da aderência do revestimento ao pavimento e a regularização da superfície.